Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Eventos Anteriores 2012 Conferências «O Futuro da Liberdade»
Acções do Documento

Conferências «O Futuro da Liberdade»

O quê Meeting
Quando 2011-09-29
de 14:30 até 19:30
Onde Teatro Do Bairro, Bairro Alto, Lisboa
Adicionar evento ao calendário vCal (Windows, Linux)
iCal (Mac OS X)
por André Isidoro Fernandes Estevesúltima modificação 2012-02-24 12:16

O FUTURO DA LIBERDADE A primeira sessão do ciclo de conferências O FUTURO DA LIBERDADE arranca a 29 de Setembro em Lisboa com uma entrevista ao vivo a Daniel Domscheit-Berg, fundador da OpenLeaks (e ex-porta-voz da WikiLeaks), conduzida por Ricardo Costa, director do jornal Expresso. O programa conta ainda com debates e intervenções dos eurodeputados Rui Tavares e Jan Phillip Albrecht, com Giovanni Melogli, representante da International Alliance of Journalists, e com Giovanni Buttarelli, da Autoridade Europeia para a Protecção de Dados. O FUTURO DA LIBERDADE 29 de Setembro - Lisboa TEATRO DO BAIRRO - BAIRRO ALTO Rua Luz Soriano 63

O FUTURO DA LIBERDADE

As conferências abordam o novo paradigma da informação digital, um tópico que levanta preocupações na fronteira entre a esfera pública e a esfera privada. As consequências deste paradigma nas novas definições de cidadania, direitos civis e identidade são surpreendentes e complexas -- e precisam de ser debatidas agora.

N'O FUTURO DA LIBERDADE discutir-se-ão os problemas das democracias ocidentais vigiliantes surgidas no pós-11 de Setembro - democracias que, no fundo, subjugam as liberdades individuais. Os três painéis de dia 29 tratam de Tecnologia, Liberdade de Imprensa e Privacidade.

Domscheit-Berg lança a OpenLeaks como uma base mais ampla e segura para a divulgação de documentação secreta. Jan Phillip Albrecht é o eurodeputado relator do acordo-quadro com que a UE pretende evitar o acesso indiscriminado aos dados dos cidadãos europeus pelas autoridades americanas, assunto a abordar com Giovanni Buttarelli. Rui Tavares apresenta um projecto-piloto para a implementação de um instrumento de monitorização do pluralismo dos media na União Europeia -- um projecto para reforçar a liberdade de imprensa, a que se associa a International Alliance of Journalists.

No período pré-intervenções é exibido o documentário "Erasing David", de David Bond. Esta produção da Green Lions Films aborda os problemas da privacidade, vigilância e a existência de "Estados bases-de-dados". Na obra -- em concreto, um documentário-experiência -- o cidadão britânico David James Bond decide descobrir o quanto as empresas privadas e o governo sabem sobre ele, tentando "desaparecer do mapa" digital enquanto é perseguido por profissionais de vigilância.

As conferências O FUTURO DA LIBERDADE são organizadas por Rui Tavares com o apoio da Green European Foundation.

...

PROGRAMA

14H30
DOCUMENTÁRIO
"ERASING DAVID", DE DAVID BOND
(GREEN LIONS FILMS, 80 min.)

16H00
TECNOLOGIA
DANIEL DOMSCHEIT-BERG (OPENLEAKS)
ENTREVISTADO POR RICARDO COSTA (EXPRESSO)

17H00
INTERVALO

17H30
LIBERDADE DE IMPRENSA - UM PROJECTO PILOTO
RUI TAVARES (EURODEPUTADO)
E GIOVANNI MELOGLI (INTERNATIONAL ALLAINCE OF JOURNALISTS)

18H30
PRIVACIDADE
JAN PHILLIP ALBRECHT (EURODEPUTADO VERDES/ALE, RELATOR ACORDO UE-EUA DE PROTECÇÃO DE DADOS)
E GIOVANNI BUTTARELLI (AUTORIDADE EUROPEIA PARA A PROTECÇÃO DE DADOS)

19H30
ENCERRAMENTO

Mais informação sobre este evento


Tecnologia Plone, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas: