Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Eventos Anteriores 2009 II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica
Autenticação


 
Acções do Documento

II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica

O quê Convention
Quando 2009-11-02 09:00 até
2009-11-04 18:30
Onde Universidade de Évora
Nome do Contacto Luisa Carvalho (AMDE)
Telefone do Contacto +351 266 749 420
Adicionar evento ao calendário vCal (Windows, Linux)
iCal (Mac OS X)
por Rui Miguel Silva Seabraúltima modificação 2009-09-07 23:10

O Capítulo Português da OSGeo realiza de 2 a 4 de Novembro de 2009, as II Jornadas de Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica (II SASIG), na Universidade de Évora.

A organização conta com o apoio da AMDE, Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento da UE, Departamento de Informática da UE e Faunalia.pt.

As I Jornadas que decorreram em Águeda em Outubro de 2008, pretenderam alargar os horizontes, mudar a perspectiva sobre o "território" do software para SIG e dar a conhecer melhor as alternativas abertas existentes e as suas aplicações em ambiente real. No seguimento desta primeira iniciativa de sucesso, tenciona-se agora apresentar casos de estudo de implementação de Sistemas Abertos para SIG na Administração Pública, nas Organizações, na Educação, na Investigação, e diversas soluções Abertas e de Interoperabilidade entre sistemas SIG.

Pretende-se ainda potenciar a formação nas diversas tecnologias e programas SIG, baseados em Open Source, existentes. Para tal serão promovidos Workshops com uma componente teorico-prática.

Como objectivo último, reforçar a participação e a comunidade portuguesa de utilizadores de Software Open Source para SIG em Portugal, promovendo o convívio em actividades de cariz cultural e uma reunião com os interessados em formalizar a Associação OSGEO_PT, numa primeira assembleia.

Nestas II Jornadas teremos como tema de fundo a Responsabilidade Social e Ambiental. Como tal optaremos pela racionalização de recursos e pela utilização tanto quanto possível de materiais e práticas mais ecológicas e potenciadoras do desenvolvimento social local.

  • Formato

O formato destas segundas Jornadas irá seguir o das Jornadas anteriores, com um espaço de dia e meio dedicado à apresentação teórica dos casos de estudo e especificidades relacionadas com a tecnologia SIG Open Source,  e outro tanto dedicado à formação em formato de Workshops (básicos e avançados).

As jornadas contarão ainda com iniciativas culturais, que proporcionem momentos de convívio e partilha.

Mais informação sobre este evento


Tecnologia Plone, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas: