Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Documentos Relatório de actividades da lista fsfe-portugal
Acções do Documento

Relatório de actividades da lista fsfe-portugal

por Rui Miguel Silva Seabraúltima modificação 2006-03-18 18:11

Autores: Frederico S. Muñoz e Jaime E. Villate

Os membros da lista fsfe-portugal têm avançado com os primeiros passos para conseguir criar uma associação de suporte para uma futura secção portuguesa da Free Software Foundation Europe (FSFE).

Desde os primeiros momentos da criação das listas públicas da FSFE, alguns participantes da lista fsfe-portugal têm estado presentess nas discussões (Klaus Schilling, Frederico Muñoz); a maneira de exemplo, a primeira língua para qual foram traduzidos os comunicados de imprensa da FSFE, para além das 3 línguas oficiais da FSFE, foi o português (F. Muñoz) - e continuam a serem traduzidos e enviados aos meios de comunicação locais; depois de ser ultrapassado um tempo de inércia inicial, ficou clara a necessidade de uma lista especializada para agrupar os vários participantes de língua portuguesa nas listas da FSFE, devido a existir um elevado interesse na criação de uma secção portuguesa da FSFE; por volta de Abril, Loic Dachary, que tem-nos animado a seguir o bom exemplo da Secção Francesa da FSFE e a sua associação de suporte, APRIL, criou a lista fsfe-portugal@gnu.org.

A lista começou com aproximadamente 12 elementos, e o seu primeiro objectivo foi permitir que os participantes pudessem trocar ideias e chegarem a conhecerem-se melhor; pouco tempo depois começou a discussão sobre assuntos legais necessários para alcançar esse objectivo, aproveitando a experiência previa, na criação de associações, de alguns dos participantes (Ruben Mendes, F. Muñoz, Hugo Nogueira), que lideraram a discussão indicando os passos iniciais a seguir. Jaime Villate tem servido de contacto com a FSF e a FSFE; com vários anos de participação em projectos de software livre em geral e a sua recente contribuição para o projecto GNU e conhecimento pessoal de alguns dos elementos da FSF - e refira-se de passagem o seu profundo envolvimento em vários sites nacionais de GNU/Linux e actividades relacionadas com software livre - Jaime tem dirigido os esforços do grupo português e tem tido um papel importante em atrair mais pessoas para o projecto e ajudar a FSFE em várias formas.

Uma das primeiras tarefas foi ajudar na criação do novo site da FSFE (J. Villate, Loic Dachary) a tempo do anuncio público da criação da FSFE; logo a seguir, os membros da lista fsfe-portugal começaram com a tarefa de traduzir as páginas do site da FSFE para o português e, de certo modo, isso serviu como teste às nossas capacidades de trabalhar em equipa (João Miguel Neves dirigiu o esforço, com a ajuda de R. Mendes, H. Nogueira, F. Muñoz). Pode ser dito com satisfação que tal capacidade de trabalho em equipa tem tido bons resultados, já que a maior parte do site foi rapidamente traduzido para o português, com partilha de informação e opiniões acerca da tradução de alguns termos, do uso do esquema XHTML/XSL, do servidor Savannah, etc. Para além dessa participação, alguns membros da lista têm assumido tarefas dentro do site Web da FSFE.

Novos membros têm ingressado constantemente na lista, devido em parte ao esforço feito para fazer com que a FSFE seja conhecida por um público mais alargado, enviando comunicados e notícias para sites nacionais; se a FSFE era praticamente desconhecida em Portugal há alguns meses, a situação tem mudado - e continua a mudar à medida que o tempo passa. Existem neste momento aproximadamente 30 assinantes da lista, e foi criado um canal IRC (#fsfe-pt) na rede OpenProjects Network (Matti Särkisitta), para permitir o contacto em tempo real entre os membros da lista.

Um passo importante será dado no dia 9 de Junho, quando a primeira reunião tiver lugar no Porto; esta reunião está a ser preparada e antecipada desde há algum tempo e será uma ocasião especial para poder discutir mais profundamente e para travar conhecimento pessoal. A agenda inclui a discussão do estado legal e nome da associação, distribuição de tarefas, uma reflexão geral sobre a FSFE e a nossa colaboração com ela, e uma sessão de troca e reconhecimento de assinaturas digitais.

Em conclusão, estão dados os primeiros passos para facilitar a participação da FSFE em Portugal, e já começou a ser criada uma associação de suporte; após esta primeira reunião será distribuído mais trabalho e esperamos que ingressem mais membros no grupo, logo que notícias da nossa actividade estejam mais divulgada. Quando alguém do nosso grupo for acreditado pela comissão central da FSFE temos a certeza de que existirá a possibilidade real de ter uma secção portuguesa da FSFE em curto/médio prazo; incluindo membros do projecto GNU, developers de Debian, pessoas envolvidas na configuração de alguns dos principais sites de software livre em Portugal, pessoas envolvidas com os ideais do software livre há vários anos e novatos com uma grande vontade de colaborar, temos um potencial humano muito bom para alcançar essa realidade.

O futuro é brilhante :)


Tecnologia Plone, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas: