Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Documentos Lançamento público de ANSOL
Acções do Documento

Lançamento público de ANSOL

por Rui Miguel Silva Seabraúltima modificação 2006-03-18 18:49

Jaime E. Villate

Miguel Gonçalves
Miguel Gonçalves, membro fundador de ANSOL, a ser entrevistado para a Televisão Portuguesa (programa 2010).

A criação da "Associação Nacional para o Software Livre", ANSOL, foi anunciada no passado dia 12 de Outubro, durante a edição de 2001 de Porto, Cidade Tecnológica, no Mercado Ferreira Borges no Porto. O anuncio foi feito por um grupo de defensores do Software Livre, que têm estado a trabalhar nos últimos meses para garantir a participação de Portugal na recentemente criada Free Software Foundation Europe.

Loïc Dachary
O vice-presidente da FSF-Europa, Loïc Dachary, fala sobre organizações de software livre no mundo, durante "Porto, Cidade Tecnológica".

A associação será uma organização sem fins lucrativos, empenhada na divulgação, promoção, desenvolvimento, investigação e estudo da Informática Livre e as suas repercussões sócio-políticas, culturais e tecnológicas. Foi criado um site na Web para a associação, e uma primeira versão dos seus estatutos. A iniciativa tem despertado o interesse da comunidade de entusiastas do Software Livre em Portugal, que estão a discutir na lista de correio da associação a marcação da primeira Assembleia Geral, durante a qual serão eleitos os órgãos directivos.

Porto, Cidade Tecnológica é um evento de Software Livre aberto ao público, patrocinado e organizado pela Câmara Municipal do Porto e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Foi começado no ano passado por Raul Oliveira, Jaime Villate e Nuno Faria, que estão também entre o grupo que está a dar os primeiros passos para a criação de ANSOL. Este ano o certame consistiu numa exposição por parte de Instituições e empresas que desenvolvem e trabalham com software livre, uma sessão de instalação do GNU/Linux, e uma série de palestras (mais fotos disponíveis neste site); entre os convidados especiais que deram palestras encontram-se Bradley Kuhn, vice-presidente da Free Software Foundation, Loïc Dachary, vice-presidente da Free Software Foundation Europe, e o Senhor Ministro da Reforma do Estado e da Administração Pública, Dr. Alberto Martins. Ao evento também assistiram, entre muitas outras pessoalidades, o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Porto, Engenheiro Nuno Cardoso (que prestou o apoio organizativo do evento) e o Senhor Ministro da Ciência e da Tecnologia, Doutor Mariano Gago, que deram uma conferência de imprensa durante o evento.

Mariano Gago
O Ministro da Ciência e Tecnologia e o Presidente da Câmara Municipal do Porto (centro) visitam o evento em companhia de alguns directores da Faculdade de Engenharia da Univ. do Porto, seguidos pelos organizadores do evento Jaime Villate e Raul Oliveira (esquerda).

O certame foi também uma excelente oportunidade para agrupar os membros fundadores da associação com os vice-presidentes da Free Software Foundation e da Free Software Foundation Europe.

Bradley Kuhn
O vice-presidente da FSF, Bradley Kuhn, com alguns dos membros de ANSOL, no stand da FSF.

Tecnologia Plone, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas: