Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Eventos Anteriores 2007 Seminário: GNU GPLv3
Autenticação


 
Acções do Documento

Seminário: GNU GPLv3

por Rui Miguel Silva Seabraúltima modificação 2007-05-23 20:07

A ANSOL e o SAPO têm o prazer de anunciar o Seminário sobre a licença "GNU GPL versão 3" que irá decorrer no Auditório 2 do Fórum Picoas no dia 24 de Maio de 2007 a partir as 14:00 com a presença dos oradores Richard Stallman e Ciaran O'Riordan

Seminário: GNU GPLv3


A Associação Nacional para o Software Livre (ANSOL) e o SAPO têm o prazer de anunciar o Seminário sobre a licença "GNU GPL versão 3" que irá decorrer no Auditório 2 do Fórum Picoas, em Lisboa, no dia 24 de Maio de 2007 a partir  as 14:00 com a presença dos oradores Richard Stallman, Presidente da Free Software Foundation e autor da GNU GPL, e Ciaran O'Riordan, representante da FSF Europe em Bruxelas, que vêm a Portugal para nos apresentar a motivação das alterações e o que foi alterado, bem como o processo técnico de discussão e revisão.

Todos os programas de computador são publicados sob uma licença de direito de autor, e aqueles cuja licença permitir aos utilizadores as liberdades de correr o programa para qualquer finalidade, estudá-lo e modificá-lo, bem como distribuír cópias dele com ou sem modificações, são conhecidos como Software Livre. Sendo a licença escolhida pela maior parte de centenas de milhares de programadores pelo mundo inteiro, e considerando as obrigações internacionais de respeitar os direitos de autor, é de importância extrema conhecer as alterações das "regras do jogo" naquela que já é apelidada de "Cartilha dos Direitos dos Utilizadores de Software".

Com 3 rascunhos publicados, e mais de um ano de revisão colaborativa, aproximamo-nos da publicação da versão final, e o seu autor original irá realizar uma palestra sobre a motivação da revisão e as alterações introduzidas, bem como esclarecer dúvidas à audiência. De um ponto de vista mais técnico-social Ciaran O'Riordan, da FSF Europe, irá falar sobre o processo de revisão.


Programa

Hora
Quem
O quê
14:00---
Recepção e Registo
14:30
ANSOL/SAPO
Sessão de abertura
15:00Richard Stallman
(FSF)
As alterações na GNU GPL 3
(Overview of the changes in GPLv3)
16:30  ---
Coffee-break
17:00Ciaran O'Riordan
(FSF Europe)
O processo de revisão
18:00 ---
Sessão de Encerramento

Como chegar?


Morada
Av. Fontes Pereira de Melo, Fórum Picoas Auditório 2, Lisboa
Metro
A Linha Amarela tem uma estação apropriadamente chamada Picoas. Sair nela em direcção à saída para o "Fórum Picoas".
Carro
O Fórum Picoas fica ao meio da Av. Fontes Pereira de Melo, do lado direito quem sobe. Subindo a Avenida é possível sair para as vias à direita, junto ao Fórum, para entrar no parque de estacionamento do Saldanha Residence um pouco mais acima, logo após os semáforos.


Patrocínios

Logo do SapoSapo.pt


Tecnologia Plone, o Software Livre para Gestão de Conteúdos

Este sítio está em conformidade com as seguintes normas: